terça-feira, 10 de maio de 2011


SOMOS TODOS IGUAIS

O Brasil possui 27 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência, volume equivalente a 14,5% da população. Segundo dados do IBGE [ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica ] na região de São Paulo são 3 milhões de pessoas com deficiência fisica ou mobilidade reduzida. Durante anos elas foram amparadas por politicas assistencialistas, reflexo do pensamento que as pessoas com deficiência não podem seguir suas própria vontades. Ultimamente, esse quadro vem se transformando e os direitos dessas pessoas estão sendo assegurados não apenas por leis, mas por uma percepção da sociedade que as diferenças entre as pessoas podem ser sutis ou marcantes, mas elas existem desde que o mundo é mundo.

Basta conviver com pessoas com algum tipo de deficiência para aprender o verdadeiro sentido das palavras respeito, dignidade, admiração e superação. É incrível a transformação que acontece dentro da gente quando nos defrontamos com pessoas com mobilidade reduzida. Ai vem aquela vontade de transformar a cidade num espaço acessível para todos.

FROTA ACESSÍVEL
No passado o numero de veículos coletivos adaptados era muito pequeno. Mas com a criação da lei federal, que tornou obrigatório que todos os ônibus saiam de fábrica preparados para atender portadores de alguma necessidade especifica, este cenário está mudando. A norma numero 10, 008 determina que até 2014 toda a frota em circulação esteja preparada para atender a estes usuários. Hoje, apenas 40% da frota de ônibus, urbano em circulação [ 105 mil veículos ] está preparada para atender estes usuários.

Para ser acessível o veiculo, deve atender a pelo menos uma das seguintes exigências; possuir piso baixo [ total ou parcial ], contar com elevador, ou oferecer 'embarque nível' - quando a calçada fica na mesma altura do veiculo - sistema comum nos BRTs [ Bus Rapid Transit ].

Entretando, a principal preocupação para que a lei seja atendida no tempo determinado não se refere aos ônibus, mas sim as calçadas e vias para estes passageiros tenham condições de chegar até o local para desfrutar do transporte.

É preciso aliar veículos adaptados com uma infraestrutura de qualidade. Não adianta oferecer o veiculo
de acordo com todas as normas se o passageiro não consegue chegar até o ponto de parada devido
as más condições das calçadas. O valor eztimado necessário para adaptar os veículos é da ordem de
100, milhões.

AS GRANDE METRÓPOLES
Segundos dados SP Trans, a Capital paulista conta com 3 . 900 veículos adaptados de um total de
15 . mil. No Rio de Janeiro - cidade onde a frota é composta por 8 , 800 ônibus - 2 , 000 são acessíveis.
Em Belo Horizonte, existem hoje 1, 300 ônibus com elevador e 152 com piso baixo. No total, 2, 800
veículos circulam pela cidade. Em Porto Alegre, de 1, 597 veículos, 479 unidades estão preparadas
para atender estes usuários.

E VOCE?
Precisamos ainda trilhar um longo caminho da inclusão. Voce também pode ajudar. Nunca pare nas
vagas destinadas as pessoas com deficiência nem em frente as guias rebaixadas nas esquinas. Um cadeirante terá dificuldade para tentar atravessar pela faixa de pedestres usando o rebaixamento.

Só teremos cidades acessíveis quando o respeito pela diversidade estiver arraigado em nossa cultura.
Por fim, seja sincero e honesto, delicado e respeitoso, tolerante, bem-humorado, com as pessoas
com ou sem deficiência.

Nós deficientes também temos que largar de lado esse preconceito arcaico que ainda paira nas nossas/
mentes. Perdemos muita oportunidade boa de vida e de trabalho, por causa dessa mentalidade
antiga já é.....

beijinhos e coraçõezinhos. lu.

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