quinta-feira, 3 de março de 2011


A deputada federal Mara Gabrili [ PSDB-SP ], portadora de tetraplegia, teve que esperar cerca de duas horas dentro de um Avião até conseguir ser desembarcada em segurança no aeroporto internacional de guarulhos. [ região metropolitana de São Paulo ] por conta da falta de um equipamento especial para o transporte de deficientes fisicos. o incidente ocorreu na noite deste quarta feira em um Avião da Tam, vindo de Brasilia. a parlamentar diz que além da falta do veiculo com elevador para o transporte [ chamado de ambulift ] a aeronave pousou fora da área de ligação direta entre o portão de embarque e a aeronave.
- bati o pé e disse que eu não iria. chovia forte no momento e estou com tosse. o risco é muito grande para uma pessoa como eu e o aeroporto deve ter os equipamentos necessários para estes casos ', disse Mara, de acordo com o site do jornal Folha de São Paulo' ela declarou ainda que a empresa só avisou que os aparelhos estavam quebrados após o pouso. o repasse só foi resolvido após a Tam ter conseguido outro ambulift. a agencia nacional de Aviação [ anac ] determina que as empresas do setor são responsáveis pelo embarque e desembarque de pessoas com necessidades especiais em segurança.
procurada pela imprensa, a Tam ainda não se pronunciou sobre o assunto.

é assim que os nosso governantes querem sediar copa do mundo, olimpiadas, e principalmente para-olimpiadas que vão precisar muito desses equipamentos. SE LIGAM !!!!!!!!!!!!

beijinhos e coraçõezinhos. lu.

terça-feira, 1 de março de 2011



deficiente fisico, o aposentado Galileu Jesus de 43 anos., não esteve em sua audiência de conciliação com o representante da oficina mecãnica que processou porque o prédio onde ficam os juizados especiais e a vara da infãncia da lapa não tem acessibilidade. como é cadeirante, não conseguiu subir os 44 degraus do prédio da rua Aurélia. por onde passam 240 pessoas por dia.
Galileu buscava uma indenização da oficina que não teria consertado seu carro. não pude participar diretamente. a justiça não foi feita ' segundo o tribunal de justiça de São Paulo [TJ SP ], foi pedida autorização para que uma defensora o representasse e não necessariamente a parte tem de se manifestar na audiência.
isso evitou que a audiência fosse na rua, como já ocorreu.
para o promotor da infãncia e da juventude Wilson Tafner, a necessidade de mudança para outro
local é urgente. ' sinto-me constrangido por trabalhar em um prédio público onde grávidas, idosos
e deficientes tem de subir 44 degraus para chegar a juizes e promotores. ' disse ele. defendendo a
concentração de órgãos de infãncia e juventude em um só prédio, com boas condições.
Andressa de Lima de 26 anos, também penou com a falta de acessibilidade. ela pleiteava vaga em
escola pública com acessibilidade. seu filho de 6 anos, usa cadeira de rodas. ela teve de deixar a
criança no térreo com parente e descer para ver-lo. ' não tinha como ele subir, um espaço para
eu poder dar atenção para ele. tinha que descer a todo momento buscávamos o direito a uma escola
acessivel em um órgão da justiça sem acessibilidade.

é o que todos nós queremos, acessibilidade... ah parabéns cidade maravilhosa!!!!!!!!!
beijinhos e coraçõezinhos. lu.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


a chegada da deputada federal Mara gabrili a cãmara dos deputados exigiu uma série de adaptações ao plenário da construção projetada por Oscar Niemeyer.
as mudanças permitam que a parlamentar, que não tem movimento do pescoço para baixo, das votações e discurse.
uma das primeira propostas apresentadas pela deputada é voltada para o público que tem algum tipo de deficiência. o projeto altera o código de transito brasileiro para agravar a punição ao motorista que para em vagas reservadas a idosos ou deficientes e determinar a fiscalização em estacionamentos de locais como shoppings e supermercados.
a parlamentar também quer que o cumprimento a cota de funcionários com deficiência seja critério obrigatório para a participação em processos de licitação de empresas públicas.
pretende ainda criar uma comissão permamente na cãmara dos deputados para tratar dos direitos da pessoa com deficiência.
seria uma forma de trabalhar os assuntos com todos os partidos
e levar a causa para toda a casa, tentando deixa-la acima de questões partidária.
se isso tudo for sério mesmo? será uma maravilha para todos...
beijinhos e coraçõezinhos. lu.

A deputada alagoana Rosinha da adefal foi escolhida pelos seus pares para assumir a presidência da frente parlamentar da defesa dos direitos da pessoa com deficiência do congresso nacional. seu vice será o deputado Romário. criada em 2007, pelo deputado Geraldo Resende, a frente é mista, composta por deputados e senadores, formado por um bloco suprapartidário.
são finalidade da frente a] acompanhar as politicas e ações que se relacionam as pessoas com deficiência; b] promover debates, simpósios, seminários e outros eventos pertinente ao tema, divulgando seus resultados; c] promover o intercãmbio com entes assemelhados de parlamentos e entidades de outros paises. visando o intercãmbio de ações congêneres; d ] acompanhar a tramitação de matérias na Cãmara dos deputados e no senado federal que tratem do assunto pessoas com deficiência e correlatos.
a -primeira reunião ocorreu no dia 23 corrente, e contou com a presencia dos deputados Mara Gabrili, Rosinha da adefal, Valter Tosta, Romário, Otávio Leite, Geraldo Barbosa e Luis Henrique Mandetta.
amanhã dia 1 haverá mais uma reunião preparatória, na qual se pretende chegar a uma data para o evento de reativação da frente, que deve ocorrer na segunda quinzena de março. na ocasião, também serão discutidas questões como a necessidade da reforma do estatuto que regulamenta a frente parlamentar.
tomará que essa frente parlamentar faça bastante pelos deficientes, e não seja mais uma embromação como tanta outras. beijinhos e coraçõezinhos. lu.